quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Receita: Maionese de Abacate

Trocando a maionese clássica pela maionese de abacate!
Que tal?
O abacate é rico em Folato, que ajuda a reduzir o risco cardíaco, vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa, potente antioxidante que ajuda o fígado e coração!

Vamos a receita?

Ingredientes:½ abacate maduro médio½ xícara de salsinha picada2 colheres de sopa de mostarda2 colheres de sopa de suco de limãoSal a gosto1 dente de alho ½ xícara de chá de azeite de oliva(pode ser menos, depende da textura desejada)
Preparo:1- adicione tudo no liquidificador menos o azeite;2- adicione o azeite aos poucos, até obter a textura de maionese desejada;
Dicas:- Consumir no mesmo dia (faça metade se for só pra uma pessoa) ou guardar no máximo 1, para não escurecer e perder textura.- Depois de bater no liquidificador você pode acrescentar frango desfiado ou atum e fazer um delicioso patê.- Pode usar mixer no lugar do liquidificador.- Pode usar mais temperos de sua preferência.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Polenguinho. Desvendando o Rótulo! Será que é bom?

Está aí o rótulo do polenguinho!

Ingredientes: Queijo estepe (leite pasteurizado, fermento lácteo, cloreto de cálcio, corante natural de urucum e conservador nitrato de sódio), água, leite concentrado resfriado integral, leite em pó, manteiga, sal refinado, estabilizantes polifosfato de sódio e citrato de sódio, acidulante ácido cítrico e conservante ácido sórbico.
Mas ó, fica tranquilo aí porque NÃO CONTÉM GLÚTEN! Rsrsrs!
Parece piada, mas muitos consomem o polenguinho acreditando que é um queijo e o pior, que é saudável porque contém isso tudo aí mas o glúten, não tem não...

Como polenguinho não é alimento, eu não tenho nem como oferecer receita disso caseiro. Mas posso oferecer um post listando os tipos de queijo. Se você quiser, curte esse aqui e deixe seu comentário!

Pode pedir também o que você quer ver aqui no desvendando o rótulo que eu mostroooo!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Planejamento e Organização da Alimentação

Quando pensamos em emagrecimento e peso saudável pensamos comer direito. Para isso é importante que você se organize, crie sua rotina, planeje sua semana!

Mas porque se organizar? 

Porque quando planejamos nossa semana, nos munimos de artificios e que facilitam nosso dia a dia saudável, e nos protejem de cair em tentação. 

Portante, Se Planeje! Se organize! E seja Feliz!

Vamos as Dicas?

1- Um cronograma. Preciso de um guia. De tudo que já tentei na minha vida para ter uma noção do que é importante fazer no meu dia ou na minha semana, esse foi a melhor forma.

2- Objetivos claros e definidos. "Quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve". Começo a semana sabendo em quais pontos quero melhorar. E tenho objetivos palpáveis. Ex: Estudar inglês- 5h nessa semana. Ou ir na academia- 3x por semana.

3- Ação. Não adianta ter objetivos, um cronograma, se você não agir. Se você definiu que essa semana você terá 90% da alimentação de acordo com seu objetivo. O primeiro passo para isso é ir no supermercado e comprar o que vai ser necessário para isso acontecer.

4- Foco! Cuidado com as distrações, meu ponto fraco são as redes sociais. Como faz parte do meu trabalho estar conectada, muitas vezes passo mais tempo que o normal e preciso voltar pra realidade.
5- Premiações ou penalizações. EU sempre funcionei assim. "Vou morrer se eu não conseguir fazer um sanduíche antes das propagandas terminarem." Uma infância baseada nessas apostas e devo confessar que até hoje eu me pego fazendo essas apostinhas comigo (dessa vez menos dramáticas, rs). Você pode se premiar ou se penalizar. O ser humano funciona pelo amor ou pela dor. Observe o que mais te motiva a agir! 

Como acabar com o Efeito Sanfona

Eis o mal que aflige muita gente:
a dificuldade em manter um resultado obtido.
o pesar de ter atingido o objetivo e ver ele escorrendo das suas mãos.

Vamos entender o que pode causar o famoso Efeito Sanfona:

1- Entenda a importância dos passos.
Não adianta querer mudar anos de má alimentação em dias ou semanas. A direção é mais importante que a velocidade. Tenha isso em mente.

2- Dietas restritivas demais.
Esse tipo de dieta pode despertar compulsões alimentares e a partir daí...

3- Ignorar a atividade física como parte fundamental do processo.

4- Viver para fazer dietas.
Existe uma vida além da dieta. Se a sua vida gira em torno disso e você precisa dedicar muuuuitas horas a esse objetivo, no primeiro ''final de semestre'', estresse no trabalho ou problema pessoal a dieta vai para o espaço.

5- Traçando metas irreais.
A partir do momento que você decide que quer perder 7kg por mês, mas essa não é sua realidade, duas possibilidades: ou você vai cair no ponto 2 ou vai desmotivar porque precisamos reforçar para o nosso cérebro que estamos no caminho certo
.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Alimentos Bons Para Ressaca

Exagerou no dia Anterior e esta com uma ressaca chata! Uma dúvida muito comum é:
O que posso comer quando estou de ressaca?
Quais alimentos vão me ajudar? Quais vão me prejudicar?

Em primeiro lugar é importante lembrar que seu corpo esta DESIDRATADO, por tanto é importante tomar bastante água ao longo do dia. Não precisa forçar, mas tome pequenos goles de água!
Além disso, prefira alimentos com ação Funcional. O que são alimentos Funcionais?
São alimentos que agem no organismo, prevenindo ou amenizando o aparecimento de doenças crônicas por meio da ação dos antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, e que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células.

 Vamos ver com mais detalhe agora? 

1) Água: é o principal item que deve ser ingerido. O álcool age diretamente nas células corporais, desidratando-as e interferindo no funcionamento normal do mesmo, causando dor de cabeça, típica do quadro de ressaca. O ideal seria alternar álcool e o dobro de água.

 2) Gengibre: sucos que contenham gengibre também são ótimas opções, pois o gengibre combate a náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

 3) Ovos: Comer um ovo depois do excesso de consumo de álcool pode também combater os sintomas da ressaca. O ovo possui uma proteína rica em cisteína, que contém glutationa, capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação, provocado pela ingestão de álcool. A grande observação é nunca consumir ovo cru, já que ele possui substâncias antinutricionais , que não ajudam a eliminar a ressaca.

 4) Atum em lata no azeite de oliva: peixe rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B, além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura – que o corpo perde quando tem contato com o álcool. Com azeite de oliva, o atum diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.


Fonte: Estadão

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Alimentação Para reduzir Gases

Você sabe o que é flatulência? São gases intestinais, que causam grande desconforto, além de poder trazer constrangimento social. Esses gases são formados pelo ar engolido durante a fala e enquanto comemos ou por gases formados no aparelho digestório. Eles são expelidos por via oral (arrotos) ou via anal (gases intestinais).


O que pode causar flatulência?

- Consumir excesso de leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja;

-Consumir excesso de vegetais como repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo, berinjela;

- Carnes muito temperadas e defumadas, ovos cozidos, peixes, frutos do mar, queijos muito maduros (gorgonzola, parmesão), açúcar branco ou mascavo, doces e bebidas gasosas (refrigerantes, cervejas, espumantes);

- Adoçantes artificiais com sorbitol;

- Comer rápido e mastigar pouco os alimentos atrapalha a digestão;

- Falar muito durante as refeições. Isso faz com que se engula um grande volume de ar.


O que fazer para diminuir a flatulência?

- Procure comer devagar e não falar durante as refeições;

- Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido;

- Não ingerir em excesso os alimentos que causam gases, citados acima;

- Procurar comer alimentos como maçã, iogurte, chás concentrados de salsinha e salsão e frutas perfumadas como pêra, pêssego, sem casca e bem maduras. Esses alimentos reduzem os odores das fezes;

- Caminhar após as refeições estimula os movimentos intestinais, melhorando seu funcionamento e evitando gases.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Smothie de Kiwi e Banana

Aproveite o verão para incluir essa preparação no seu café da manhã ou nos seus lanches! A receita possui somente ingredientes funcionais que vão ajudar a enriquecer a sua alimentação  e deixá-la ainda mais saudável!

Banana
A banana nos fornece energia, regula o funcionamento intestinal, diminui o estresse e a irritabilidade na TPM, ajuda no combate à insônia, benefícios associados à presença de vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras alimentares, triptofano, magnésio, potássio e ferro. Além disso, contribui para a saúde do cérebro e dos músculos, ajuda na regulação dos batimentos cardíacos e reduz os riscos de câimbras.

Kiwi
O kiwi possui clorofila, potássio, fibras, vitaminas A, E e B9, auxiliando na digestão, mantendo o intestino saudável, reduzindo os níveis de triacilglicerois, e é um potente antioxidante, protegendo o coração, as células e o DNA.

Chia
A chia é uma semente de origem mexicana que fornece uma boa fonte de ômega-3, antioxidantes, fibras e aminoácidos. Por possuir aminoácidos importantes como leucina, valina, lisina e metionina, a semente de chia é uma boa opção como fonte proteica. Apresenta fibras e compostos ativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando em quadros de dislipidemia e contribuindo para um bom funcionamento do intestino.

Água de Coco
A água de coco é rica em fósforo e magnésio, além de conter vitamina C e ácido cafeico, que exercem atividade antioxidante protegendo as células e ajudando a equilibrar o organismo, o que reduz o risco de diversas doenças, como as do coração, cérebro e câncer. Apresenta alto teor de carboidrato e é considerado um repositor eletrolítico natural. Por conter alto teor de potássio, a água de coco gera resíduos alcalinos no organismo, reduzindo os riscos de várias doenças metabólicas.

RECEITA:
Ingredientes:
2 unidades de banana
2 unidades de kiwi
1 colher de sopa de semente de chia
1 xícara de água de coco
Modo de Preparo:
Congele as bananas e o kiwi previamente.  Coloque as frutas e a água de coco no liquidificador e bata durante 2 minutos ou até formar uma consistência cremosa. Misturar a chia. Servir gelado.


Fonte: VPonline

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