quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Grãos Germinados - Todos seus benefícios

Olá pessoal, tudo bom?
Hoje venho falar sobre algo que tem aparecido na minha vida de algumas formas, e acho bem interessante falar aqui com vocês.
Alimentos Germinados, esta forma de consumo é uma ótima opção pois, quando germinamos os alimentos temos acesso a sua forma mais energética e pura. Desta maneira você poderá consumir o mlehor que o alimento pode lhe oferecer. Por isso resolvi fazer m post explicando os benefícios dos grãos germinados, como germiná-los e qual a melhor forma de consumo!
Germinados e brotos de grãos e sementes são personagens fundamentais na alimentação crua e viva. Aliás, são eles que fazem a diferença entre alimentação crua, que muitas vezes não causa saciedade, e a alimentação viva, que sacia e, mais que isso, podemos usá-los como reguladores do peso.
Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as substâncias que irão sustentar/viabilizar a germinação e o desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal.
Grão ou semente + água => Germinado + Ar + luz + tempo crescimento =>Broto
Embora se fale muito de brotos que é uma etapa de crescimento posterior à germinação, considero os germinados alimentos mais práticos e seguros para os iniciantes.
Os brotos, pelo elevado teor de nutrientes + água + tempo, acabam por serem muito vulneráveis à contaminação por fungos, portanto muito perecíveis.
Os grãos e sementes iniciam sua germinação em 8 a 16 horas. Neste ponto, em geral, estão com a sua potência máxima, e logo sinalizam que o processo do nascimento está se consolidando.
Após este tempo, somente germinados, já ficam prontos para serem consumidos.

Como germinar:
1) Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa;

2) Deixe de molho por uma noite (8-12 horas);

3) Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxágue bem sob a torneira;

4) Coloque o vidro inclinado e emborcado num escorredor, em lugar sombreado e fresco;

5) Enxágue pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.

Interessante observar que o ponto de maior vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando ela está em pleno processo de germinação, daí o interesse nos seus benefícios nutricionais.
Ao germinar, alguns nutrientes daquela semente, seja de um cereal (trigo, cevada ou aveia), das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor.
O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem.
Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas.
Podem ser germinadas sementes de linhaça, gergelim, girassol, alfafa, trigo, feijão de soja, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes.
As sementes de cereais germinam em 2 - 3 dias, os feijões e as lentilhas demoram 5 - 6 dias. Nessa altura podem ser consumidos.
Depois das etapas de germinação, há que se considerar as condições para o crescimento dos germinados até 5 – 10 cm, de altura, quando então podem ser colhidos os brotos.
Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Forma de consumo:
Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, amornados “al dente”, adicionados a molhos e de outras formas que a criatividade te levar.

Fonte: Doce Limão

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...