segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sal Marinho, sal de rosas, sal grosso! Qual é o melhor sal?

Quando falamos de comida, temperos e saúde, algo que sempre é dúvida entre as pessoas é: Posso consumir Sal? E qual sal posso utilizar? Qual é a quantidade?
Hoje vou esclarecer todas essas dúvidas. 
O sal pode e deve ser consumido, ele tem papel importante na manutenção e equilíbrio de nosso corpo, mas tem que ser consumido de forma consciente e equilibrada. 

Quanto devo consumir de sal por dia?
No máximo 5g de sal e 2400mg de sódio.



Existe um tipo de sal que devo consumir? Qual é melhor?
No mercado hoje em dia podemos encontrar alguns tipo de sal, vamos enumera-los?

Sal Refinado: Este é o mais comum entre os todos os tipos de sal, é o sal branco, normalmente utilizado em casa e nos restaurantes, ele é a mistra de 60% de cloreto e 40% de sódio. Por passar por processos de refinamento é o sal menos indicado para consumo. E é o que pode trazer mais malefícios. Portanto, ou evite o consumo, ou consuma no máximo 5g diárias.

Sal Light O sal light é indicado para pessoas Hipertensas, sua composição é a seguinte: 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o primeiro estimula a retensão de líquidos e o segundo é diurético, desta forma se torna interessante para Hipertensos. Porém deve ser evitado por pessoas que tem problema renal, pois o potássio pode se acumular no rim elevando o risco de doenças cardiovasculares. Além disso é importante lembrar que ele é um produto quimicamente tratado, e artificial, portanto também deve ser evitado ou consumido no máximo 5g diárias.

Sal Grosso
O sal grosso é basicamente o sal não refinado. O que para o corpo é um benefício pois ele foi menos processado. Para os alimentos é interessante pois os resseca menos. Além disso uma ótima dica é tritura-lo na hora. Assim, você irá consumir um sal com menos química e menos processado. Mas a quantidade de sódio dele é a mesma que o sal normal, portanto o consumo deve ser o mesmo. 5g diárias. 

Flor de Sal
Este é um sal gourmet, ele é obtido a a partir da camada superior das salinas, antes de ser depositado no fundo e se transformar em sal marinho. Ele é considerado um sal mais saudável, por conter um teor maior de outros minerais benéficos a saúde e por não passar por processos de refinamento.

Sal Marinho:
O sal marinho é um sal passado por um menor processo de refinamento do que o sal refinado, ams também não é rústico como o sal grosso. Ele apresenta uma quantidade um pouco inferior de sódio. E é um dos sais mais saudável.

Sal Negro:
É um sal procedente da Índia, ele é naturalmente mais temperado, e possui menos sódio. Possui cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Não é tão fácil de encontrar e tem um sabor mais acentuado, mas faz super bem a saúde!

Sal Rosa (Himalaia)
Encontrado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar, o sal do Himalaia é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. "Ele tem quase metade do sódio encontrado no sal comum e possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Portanto é o mais indicado para consumo!!!

Portanto o sal mais indicado é o sal do Himalaia, também conhecido como sal de rosas!!

12 comentários:

  1. Dá pra entender? Numa pesquisa anterior que fiz, falam mal do himalaya de que não há provas de que há todos os benefícios mencionados....isso é verdade? Seria correto dizer que é o melhor sal a ser usado, sem ter provas? Porque na pesquisa anterior que fiz, eles provam o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Sal faz mal, de qualquer cor, salina, espécie e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Sal é uma molécula composta de átomos de cloro e sódio, que fazem uma ligação química. Todo sal é igual. Não existe mina de sal no Himalaia.

    ResponderExcluir
  4. Sal é uma molécula composta de átomos de cloro e sódio, que fazem uma ligação química. Todo sal é igual. Não existe mina de sal no Himalaia.

    ResponderExcluir
  5. Difícil saber quem esta correto, comprei o sal do Himalaia e agora dizem que tem FLUOR.

    ResponderExcluir
  6. sal grosso é o melhor principalmente na picanha...

    ResponderExcluir
  7. Precisamos de 118 minerais e o sal Rosa, flor do sal e até mesmo o sal grosso comprado em casas de agro... chegam até 84 minerais...quanto ao "sal"Branco de cozinha... chama cloreto de sódio... é só faz mal e só tem 2 minerais... busque informações no you tube... Vamos despertar...

    ResponderExcluir
  8. https://www.kampodeervas.com.br/noticia/salrosadohimalaiadaorigemaosbeneficios

    O Sal Rosa do Himalaia tem sido muito procurado por conta de todos os benefícios que ele proporciona, além de suas vantagens quando comparado a outros sais. Para entender todas as propriedades presentes neste tipo de sal, é importante saber por que ele é considerado tão puro.



    O Sal Rosa do Himalaia é extraído de minas salinas localizadas nas montanhas do Himalaia. Apesar de estar nas montanhas, ele é de origem marinha, um pedaço de oceano aprisionado em rocha durante as convulsões que sacudiram o planeta em seus primórdios há mais de 250 milhões de anos. Este mar foi cristalizado em camadas de sal e guardado por milhões de anos nas profundezas das montanhas, coberto por lava, gelo e neve, o que o manteve protegido da poluição moderna. Por isso, o Sal Rosa do Himalaia é considerado o mais puro sal da Terra. Ele é simplesmente extraído manualmente, empacotado e colocado no mercado, sem sofrer nenhum processamento químico.


    sal 1sal 2

    sal 3sal4

    Ele possui até 84 minerais importantes para o funcionamento do corpo humano, dentre eles, o magnésio.

    Benefícios
    Os benefícios que você obtém ao utilizar o Sal Rosa do Himalaia são inúmeros:

    -É do mais alto grau de sal natural integral;
    -É extraído e lavado à mão;
    -Não contém poluentes e/ou contaminantes em sua composição (como é o caso dos -tipos mais comuns de sal);
    -Regula o teor de água em todo o corpo;
    -Promove um equilíbrio saudável do pH nas células do corpo humano, particularmente nas células do cérebro;
    -Baixa a pressão alta;
    -Promove a saúde vascular;
    -Não é refinado.

    Assista o vídeo: Sal Rosa do Himalaia - Da origem aos benefícios

    https://youtu.be/V4nNz_xc7CI

    ResponderExcluir
  9. O problema é que estou notando que o sal himalaia esta sendo batizado no Brasil, ou seja misturado com sal comum ,tenho notado isto na cozinha,e nos preços muito baixos.

    ResponderExcluir