segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sal Marinho, sal de rosas, sal grosso! Qual é o melhor sal?

Quando falamos de comida, temperos e saúde, algo que sempre é dúvida entre as pessoas é: Posso consumir Sal? E qual sal posso utilizar? Qual é a quantidade?
Hoje vou esclarecer todas essas dúvidas. 
O sal pode e deve ser consumido, ele tem papel importante na manutenção e equilíbrio de nosso corpo, mas tem que ser consumido de forma consciente e equilibrada. 

Quanto devo consumir de sal por dia?
No máximo 5g de sal e 2400mg de sódio.



Existe um tipo de sal que devo consumir? Qual é melhor?
No mercado hoje em dia podemos encontrar alguns tipo de sal, vamos enumera-los?

Sal Refinado: Este é o mais comum entre os todos os tipos de sal, é o sal branco, normalmente utilizado em casa e nos restaurantes, ele é a mistra de 60% de cloreto e 40% de sódio. Por passar por processos de refinamento é o sal menos indicado para consumo. E é o que pode trazer mais malefícios. Portanto, ou evite o consumo, ou consuma no máximo 5g diárias.

Sal Light O sal light é indicado para pessoas Hipertensas, sua composição é a seguinte: 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o primeiro estimula a retensão de líquidos e o segundo é diurético, desta forma se torna interessante para Hipertensos. Porém deve ser evitado por pessoas que tem problema renal, pois o potássio pode se acumular no rim elevando o risco de doenças cardiovasculares. Além disso é importante lembrar que ele é um produto quimicamente tratado, e artificial, portanto também deve ser evitado ou consumido no máximo 5g diárias.

Sal Grosso
O sal grosso é basicamente o sal não refinado. O que para o corpo é um benefício pois ele foi menos processado. Para os alimentos é interessante pois os resseca menos. Além disso uma ótima dica é tritura-lo na hora. Assim, você irá consumir um sal com menos química e menos processado. Mas a quantidade de sódio dele é a mesma que o sal normal, portanto o consumo deve ser o mesmo. 5g diárias. 

Flor de Sal
Este é um sal gourmet, ele é obtido a a partir da camada superior das salinas, antes de ser depositado no fundo e se transformar em sal marinho. Ele é considerado um sal mais saudável, por conter um teor maior de outros minerais benéficos a saúde e por não passar por processos de refinamento.

Sal Marinho:
O sal marinho é um sal passado por um menor processo de refinamento do que o sal refinado, ams também não é rústico como o sal grosso. Ele apresenta uma quantidade um pouco inferior de sódio. E é um dos sais mais saudável.

Sal Negro:
É um sal procedente da Índia, ele é naturalmente mais temperado, e possui menos sódio. Possui cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Não é tão fácil de encontrar e tem um sabor mais acentuado, mas faz super bem a saúde!

Sal Rosa (Himalaia)
Encontrado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar, o sal do Himalaia é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. "Ele tem quase metade do sódio encontrado no sal comum e possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Portanto é o mais indicado para consumo!!!

Portanto o sal mais indicado é o sal do Himalaia, também conhecido como sal de rosas!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Receita: Shimeji com pouco Sódio!!!

Entao, que tal mais uma receita? Sabe aquela receita que com a mudança de um simples ingrediente fica mais saudáve e tão gostosa o quanto? Pós é o caso desta!
Shimeji dos Deuses com limão! Tão fácil de fazer e ainda sem shoyu, ou seja, sem sódio!! !! 


Vamos a receita! 
✏Anota aí: 
✔1 bandeja de shimeji (pode ser shitake, cogumelo paris, etc...)
✔1 limão
✔1 cs de chime churri (gente, tem a receitinha dele lá no blog, procurem no meu perfil-Prometo que depois passo aqui)
✔sal de rosas e tabasco a gosto
Preparo (Aí que vem o truque) Separe os shimejis, se for cogumelo paris ou shitake dê uma picada, coloque todos os ingredientes em um pote de sorvete, isso mesmo aqueles que a gente fica na dúvida se é sorvete ou feijão , tampe e balance como se fosse um chacoalho, balance bem, assim todos os ingredientes irão se misturar! Leve a uma panela aquecida em fogo baixo! Deixe cozinhar tampada de 5 a 10 min! Varia de fogão, de panela, etc.... Gente! Pensa em algo bom! Pois é ficou deli deli! Testem e me contém se ficou bom! Tirem foto e façam a nutri feliz! Beijos e uma noite iluminada a todos! 
Olha uma dica se consumo do shimeji:
-Pão sem glúten
-Rúcula baby
-Ovo mexido!
Ta ou não ta bonito??
Bjos e ótimo dia!


Para mais dicas me segue no instagram: @marcelasansonenutri

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Receita: Almofadinha de Cacau e Canela

Olá pessoa, tudo bom? Acho que vocês já sabem que vivo atrás de receitinhas para deixar o dia a dia de vocês (E o meu também, nutri também tem fome, come e gosta de comer, rsrsrs) mais gostoso! E foi em uma dessas buscas que encontrei no site da Carol Buffara uma receita para lanche intermediário muito gostosa! Testei e amei! O nome dela também é muito fofo: Almofadinhas de Cacau e Canela. O que eu gostei é que é uma opção de doce sem ser doce, sabe aquela impressão que estamos comendo algo bem gordinho, quando no fundo estamos comendo algo saudável, e do bem? Este é o caso! Para ela são utilizados a BANANA, uma furta rica em fibra, em TIRPTOFANO, que melhora o bom humor, e segura a vontade por doce. CACAU, que melhora a fluidez sanguínea, e ainda é antioxidante(Mas tem que ser sem açúcar, hein?!). Agua de coco, rica em minerais bons para a manutenção do corpo!!!

Vamos a receita???

Ingredientes:
- 2 bananas pratas bem maduras amassadas
- 1 colher de sopa de cacau em pó (sem açúcar!)
- 2 colheres de sopa de aveia (utilizei aveia sem glúten) ou quinoa em flocos
- 1 colher de sopa de açúcar de coco (ou mascavo ou o adoçante culinário de sua preferência)
- 2 colheres de sopa de leite de coco ou água
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá rasa de fermento em pó

Preparo:
Em um recipiente misturar todos os ingredientes deixando por ultimo o fermento.
Pré aquecer o forno em temperatura média e em tabuleiro untado com óleo de coco distribuir, com a ajuda de uma colher de sobremesa pequenas porções, em forma de uma almofadinha.
Assar por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem durinhos por fora e macios por dentro.


Fonte: http://carolbuffara.com.br/?p=3749

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Groselha!! Faz bem pra Saúde, veja todos benefícios!


Você já imaginou que a groselha poderia ser uma aliada a sua saúde e a sua pele??
Pois é! Estudos recentes tem mostrado que ela ajuda a emagrecer, além de favorecer a saúde da pele e prevenir seu envelhecimento.

Vamos ver todos os benefícios?
Vem comigo!!

Bom pra pele e celulite:
Ela é fonte de vitamina C e de antioxidantes que contribuem para o retardo do envelhecimento das células. Além de ser um anti-inflamatório natural que ajuda no combate à celulite 




Cabelo saudável
Ajuda na microcirculação, melhorando o acesso dos nutrientes à raiz, o que reduz a quebra. Ela também tem uma função estrutural ao auxiliar na produção de ceramidas, o que gera uma melhora do cabelo como um todo 
Dores de Estômago
 A groselha negra ajuda a relaxar as contrações do estômago, refrigera o organismo e alivia a sensação de irritação na região do abdômen.

Previne Resfriados
Elevado teor de vitamina C , que é ideal para aumentar as defesas do organismo, prevenir distúrbios cardiovasculares, tais como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Gota e Acido Úrico
Também é importante notar que a groselha previne o desenvolvimento de pedras nos rins e gota.

Dicas de Consumo:
Esses benefícios que sitei acima são da fruta, portanto nem pense em consumir aquele suco açucarado, né?! Quando for consumir procure consumir assim como a fruta da foto ai em cima. Ok?? Ou na foram de suplementação!
Bjos. Para mais dicas me segue la no intagram: @marcelasansonenutri

Fonte: Alimentos saudáveis

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Receita: Panqueca Funcional, sem leite, sem glúten, com amor!

Olá Pessoa, tudo bom?
Venho aqui passar pra vocês mais uma receita do bem, sem ovo, sem leite e sem glúten! 
Claro, com muito amor! !
Essa é uma receita prática que pode ser consumida de café da manhã, lanche de manhã ou lanche da tarde. Costumo chamá-la de panqueca funcional.

✏️Vamos a Receita✏️
✔️2 cchá de farinha da tapioca
✔️2ccha de farinha de amaranto
✔️ 1 cs de leite de arroz
✔️ sal de rosas e pimenta a gosto
✔️ 1ccha de orégano
✔️ 1ccha de chia
✔️1/2 ccafé de fermento
 Misturar todos os ingrediente e leve ao fogo médio com panela tampada!
Beijos e ótimo dia! Quem fizer me mostre a foto, hein?!

Recheio: usei: creme de tofu, receita aqui, e cenoura ralada.

Espero que tenham gostado, para mais receitinhas e dicas, me sigam la no instagram: @marcelasansonenutri

Beijos e Ótimo dia!!!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Receita: Salgado Funcional - Para Lanche ou Refeição

Hoje resolvi testar uma nova versão do Salgado Funcional, essa eu vi no instagram da Nutri Mariana Ferri E gostei bastante.Eu achei bem bacana a mistura dos ingredientes que ela usou, e ainda adorei que ela conseguiu fazer no horário de almoço em casa!

Foi o que eu fiz! E ainda por cima é uma forma boa de adicionar proteína na parte da tarde sem precisar recorrer a industrializados nem ao tradional frango com batata doce! 

Antes de ir a receita gostaria de explicar a vantagem do Salgado Funcional:
--> É uma fonte proteica,
--> Natural, ou seja não é industrializado,
--> E ainda ao misturar com legumes, como a abóbora fornece uma quantidade legal de vitaminas e minerais, 
--> Fica gostoso, e 
--> É uma opção salgada de lanche da tarde, ou ainda pode ser consumido no jantar ou almoço!

✏️Vamos a receita!✏️
Para a receita você vai precisar de:
✔️ 2 peitos de frango orgânicos já cozidos e temperados (neste caso usei frango grelhado que tinha em casa, temperado com limão, sal marinho, pimenta, alho e cebola)
✔️ 4 pedaços médios de abóbora cozida
✔️ 2 cs de amaranto em flocos

➡️Praparo➡️

Bater todos os ingredientes em um processador, vá pulsando, abra o processador, de uma misturadinha com uma colher, pulse novamente até criar uma massa homogênea! 
➡️ Faça mini hambúrgueres e leve para o forno do pra ficar tostadinho, caso queira, coloque gergelim por cima pra ficar mais crocante! 
Essa é uma ótima dica de consumo para lanche da tarde, ou proteína de almoço ou jantar! 
Bacana, né?? Beijos e ótimo dia!


Pra mais dicas, me segue no intagram: @marcelasansonenutri

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Receita: Creme de Avelã Detox

Bom dia, que tal uma receita funcional, detox e prática para os amantes de doce? Essa é uma receita que pode ser usada em saladas de frutas, em uma panquequinha doce, como já passei aqui, ou até com uma maçã, por exemplo. Seja criativo, caso tenha alguma ideaia de acompanhamento, tire foto e me mande.

Benefícios: Nesta receita utilizei a Alfarroba, ela é bem parecida com o cacau, mas tem bem menos açúcar, o que a deixa menos calórica, além disso é rica em vitamina B1 e B2, que auxiliam no metabolismo das proteínas e gorduras, além de ser fonte de vitamina A, importante antioxidante para a pele e para a visão. Portanto é uma alternativa bacana principalmente para quem tem sensibilidade ao açúcar, mas lembrando que é também fonte de gordura, portanto não se pode exagerar. Consuma de foram consciente.


Creme de Avelã detox
Ingredientes:
- 1 barra de 50g de alfarroba
- 1 xícara (chá) de leite vegetal (arroz, amêndoa, aveia) ou leite sem lactose.
- 2 colheres (chá) de aveia
- 3 colheres (chá) de açúcar do coco, 2 colheres (chá) de mel
- 1 colher (chá) de amido de milho
Modo de preparo:       
Em uma panela, coloque a barra de alfarroba e mexa sem parar até derretê-la. Adicione o leite vegetal, a aveia, o açúcar e o amido e mexa sem parar, até engrossar. Desligue o fogo e sirva gelado.

Rendimento: 8 porções

Fonte: 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Receita: Requeijão sem queijo, nem Lactose.

Olá Pessoal, tudo bom? Que tal mais uma receitinha SEM GLÚTEN, NEM LACTOSE, que sei que vocês adoram??

Eu fico impressionada e muito feliz em ver a criatividade das pessoas na criação de receitas e ideias bacanas mais saudáveis e também sem glúten e sem lactose (pra quem tem sensibilidade, né?!)
E navegando neste mundo da internet me deparei com essa receitinha super bacana, REQUEIJÃO SEM LACTOSE. O mais bacana dela é que é elaborada com MANDIOCA, um alimento com ação antioxidante, por conter betacaroteno e licopeno, portanto, boa para a pele, coração doenças cardiovasculares..... e ainda pe bem rica em fibras, que ajudam a regular o intestino e melhorar o bom humor.
Portanto além de não conter lactose ainda possui benefícios. TA bom ou quer mais? 


Veja a receita ai em baixo!

Para fazer, você vai precisar de

- 1 e 1/4 xícara de aipim (ou "macaxeira", ou "mandioca" o nome varia dependendo do lugar do Brasil) bem cozido
- 1 e 1/2 xícara de água do cozimento
- 1/2 xícara de farinha de arroz, ou tapioca, ou polvilho doce, ou amaranto.
- sal
- 3 ou 4 colheres de azeite (ou óleo)
* Bata a mandioca com a água do cozimento no liquidificador
* Junte a farinha, o sal e o azeite e bata por mais uns minutos (a massa não é fácil de bater)
* Transfira para uma panela, coloque em fogo baixo e mexa até levantar fervura. Passe para um recipiente, espere esfriar e conserve na geladeira.

Pra mais dicas, me segue lá no instagram: @marcelasansonenutri

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Compulsão: Pensamento Magro x Pensamento Gordo.


Em meu dia a dia de trabalho me deparo com muitas mulheres com compulsão, de vários níveis, e percebo que grande parte disso vem da grande exigência de ficar com um corpo perfeito que existe aqui no Brasil. As mulheres são constantemente exigidas desde novinhas a ficarem magras. Com isso se inicia um ciclo de:
Necessidade -->  meta --> culpa -->  punição, e assim consecutivamente. Desta forma a pessoa nunca fica satisfeita e nunca alcança seu objetivo (que muitas vezes ela nem sabe qual realmente é). Vendo o site Sua corrida encontrei esta Matéria aqui em baixo, que fiz questão de passar pra vocês pois acredito que será bem útil. Aproveitem:
“Comi um pedaço de bolo no trabalho. Era aniversário de uma colega. De cara pensei: “está tudo perdido!” “Vou estragar minha dieta!” Saí do escritório, passei em um supermercado e comprei doces e sorvetes. Afinal, “perdido por um…”Em casa, devorei tudo isso e muito mais! Dor, culpa, arrependimento e mais comida. “Final de mais uma dieta”! Mais uma frustração. Auto-estima lá em baixo!”.
 Este é um depoimento de Maria Lucia, 28 anos – mas poderia ser de qualquer outra pessoa com compulsão alimentar. Sua forma distorcida de avaliar a realidade a levou, como vem levando, a comportamentos errôneos em relação a seu peso, ao alimento. Pensamentos que refletem crenças errôneas, não questionadas.
Naturalmente, todos os seus colegas também comeram a fatia de bolo. Aqueles de “cabeça magra” voltaram a seu trabalho e não mais pensaram no assunto, nem passou pela cabeça se iriam “compensar” deixando de comer isso ou aquilo na janta. Cada qual voltou para sua casa e tocou sua vida, inclusive em termos alimentares.
Qual a diferença entre eles e Maria Lucia? Para ela, a perspectiva de comer um pedaço de bolo provocou, por experiências passadas, pensamentos automáticos distorcidos, do tipo “”está tudo perdido””, “”estraguei tudo”,” que a levaram à culpa e motivaram o descontrole.
Como poderia ter agido se fosse possível voltar no tempo? Seu comportamento está automatizado. Ela procede dessa forma sem perceber. Aceita, sem qualquer contestação, pensamentos distorcidos como verdadeiros, sem sequer se dar conta. Enquanto não aprender a “desmontar” esse comportamento, será refém de situações desse tipo, por melhor que seja sua dieta.
Neste caso, é necessário identificar os primeiros indícios desses pensamentos automáticos. Pergunte-se: “o que estou pensando agora?” “O que se passa em minha mente?” Se a resposta for “estraguei tudo!”ou ““está tudo perdido!””, questione-os. “Será que realmente estragou tudo?” “Como pode justificar isso?” “Em que se baseia?” Bem, comeu um pedaço de bolo e acrescentou algumas calorias à sua dieta hoje, mas, se parar agora, não terá estragado nada!” Pronto! Foi criada ao menos a opção de se comportar dessa ou daquela maneira! Entra em cena a razão – mediação entre o impulso e o ato de comer em si.
Procedendo desta forma, identificando, mediando e questionando esses pensamentos, eles serão substituídos por outros mais lógicos, que vão gerar comportamentos mais adaptativos. Se você não se sente culpado por ter comido um pedaço de bolo, passa a compreender que isso não é o caos e pode evitar o ataque de comer.
A sensação de falta de controle leva à culpa. A culpa gera ansiedade. A ansiedade leva à comida, que leva à sensação de flat de controle, que mais uma vez leva à culpa, etc, etc. 
Mas este ciclo pode e deve ser interrompido questionando-se sua origem: as formas errôneas de avaliar a realidade! No começo do “desmanche” desse comportamento, preocupe-se com o processo, não com o resultado. Este virá como conseqüência. Erros deverão ser vistos como oportunidade de aprendizado, não como fracassos.

Portanto, não se exiga demais, não coloque seus padrões em um patamar inatingivel. Se ame, ame seu corpo, entenda que comer um pedaço de bolo não irá acabar com sua dieta, muito pelo contrário. Pode na verdade ser um estimulo para você se empenhar mais. Ok

Para mais dicas, me segue lá no instagram: @marcelasansonenutri
Beijos e otimo dia!

Fonte: Sua Corrida

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...