quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sorbet de Cenoura! Fácil, refrescante e Nutritivo!

A cenoura possui potássio, fósforo, cálcio e vitaminas B1 e B2 e é um dos vegetais mais ricos em β-caroteno, um pigmento lipossolúvel pertencente ao grupo dos carotenóides e que apresenta a maior atividade de pró-vitamina A, graças a sua estrutura cíclica b-ionona. O β-caroteno previne a degeneração macular, protege a pele contra a radiação solar UV, além de exercer efeito antioxidante, oferecendo proteção contra radicais livres e espécies reativas de oxigênio, impedindo efeitos deletérios como a peroxidação lipídica, danos às membranas celulares e ao DNA, câncer, aterosclerose e envelhecimento precoce. Um estudo mostrou que suco de cenoura associada com beterraba usado em pacientes com leucemia linfocítica crônica melhorou o apetite, provocou uma sensação de bem-estar geral e aumentou o vigor das atividades diárias. Além disso, o suco usado como um adjuvante a um dos remédios utilizados no tratamento resultou em uma redução substancial na contagem de leucócitos e linfócitos no sangue periférico e melhora em parâmetros bioquímicos relevantes.
A banana possui em sua composição minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo (estes dois últimos em maior concentração); vitaminas como A, B1, B2, B3 e ácido ascórbico em quantidades razoáveis. Ainda, possui frutooligossacarídeos (FOS), um oligossacarídeo com função prebiótica por alterar a microbiota intestinal, promovendo o crescimento de bactérias benéficas como Bifidobactterium e Lactobacillus, resultando em efeitos benéficos que incluem: inibição do crescimento de bactérias patogênicas; produção de ácidos graxos de cadeia curta; e redução do pH luminal, aumentando a absorção de minerais. Os FOS ainda normalizam a freqüência evacuatória e atuam na redução do risco e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, dislipidemias e diabetes mellitus.
O limão e a laranja, além de serem fontes de vitamina C e potássio, apresentam fitoquímicos como os limonoides, que são capazes de induzir a atividade da enzima glutationa transferase e reduzir a toxicidade de substâncias mutagênicas.
A água de coco possui uma excelente capacidade de hidratação e reposição de eletrólitos, por ser fonte de potássio, sódio e cloreto. Além disso, contém outros minerais como cálcio, magnésio, ferro e cobre e vitaminas como as do complexo B (em menor quantidade) e ácido ascórbico.
Ingredientes:
3 cubos pequenos de água de coco congelada
1 banana prata bem madura congelada (com a casca)
3 colheres (sopa) cheias de cenoura ralada
1 colher (sobremesa) de suco de limão
1 pitada de raspas de casca de laranja
1 folha de hortelã (opcional)
Modo de preparo:
Descasque a banana, corte em rodelas e reserve. Triture os cubos de água de coco no liquidificador e logo em seguida acrescente a banana, batendo aos poucos no modo pulsar até formar um creme. Batendo ainda no modo pulsar acrescente, aos poucos, os outros ingredientes. Consumir logo em seguida.
Fonte: VPonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...